Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
8 de Maio de 2024
    Adicione tópicos

    MPT faz busca e apreensão de documentos no Sinsaúde de Ribeirão Preto

    Campinas (SP) - A Polícia Federal cumpriu na manhã dessa terça-feira (14) um mandado de busca e apreensão de documentos relacionados às movimentações financeiras do Sindicato dos Empregados da Saúde de Ribeirão Preto e região (Sinsaúde), com o acompanhamento de procuradores do Ministério Público do Trabalho (MPT) e de oficiais de justiça. A medida atende ao pedido cautelar feito pelo MPT diante de indícios de irregularidades nas contas do sindicato e da relação deste com outras entidades.

    Segundo investigações, o Sinsaúde é custeado por contribuição social, paga integralmente pelo setor patronal, o que já é investigado pelo Ministério Público. Contudo, em decorrência de constantes bloqueios judiciais das contas da entidade, a diretoria constituiu e mantém por meio de repasses da mesma verba a Abas (Associação Beneficente dos Associados Anjos da Vida, Operários e Camaradas da Saúde do Brasil) e o Ceprosind (Centro de Educação Profissional Sindisaúde de Ribeirão Preto), ambos presididos pelo presidente do Sinsaúde, com predomínio dos mesmos diretores, e utilizando-se de contas do Inapas (Instituto Nacional de Apoio à Educação, Desenvolvimento, Pesquisa, Ações Assistenciais em Saúde, Meio Ambiente, Turismo e Cultura), também ligado ao sindicato, e com balanço anual aparentemente igual ao da entidade sindical.

    Em depoimento, um dos advogados do Sinsaúde contou que a finalidade da Abas é permitir que o sindicato não pare suas atividades por falta de movimentação financeira, que o Ceprosind é uma escola profissional mantida pelo sindicato, que como tem problemas financeiros utiliza-se das contas da Inapas para se manter em funcionamento. Finalmente, o depoente afirmou que a diretoria da Inapas é constituída quase integralmente por familiares.

    Em documentos juntados no processo judicial ajuizado pelo MPT contra o Sinsaúde em 2010, o qual pede o fim do recebimento de contribuição patronal, o próprio sindicato narra acerca dessas operações financeiras. Há juntada de cópias de faturas e documentos do Ceprosind pagos pelo sindicato.

    O MPT expediu requisição às entidades para que apresentassem seu balanço financeiro e patrimonial a contar do ano de 2007. No entanto, seus representantes mantiveram-se inertes, alegando que não seriam obrigados a fazer prova contra si. Assim, havendo necessidade de se verificar o entrelaçamento entre as entidades e a regularidade de suas atividades financeiras, fez-se necessária a intervenção do Judiciário para apreender tais documentos, afirmam os procuradores.

    Para a operação, foram designados três procuradores do MPT, além de agentes e delegados da Polícia Federal e oficiais de justiça. Com a apreensão, busca-se investigar se há lisura nas atividades financeiras do Sinsaúde. Com os documentos em mãos, será investigado se há desvio de recursos financeiros através das entidades Inapas, Ceprosind e Abas para sustar o pagamento de credores, se há possível mal gasto das verbas pelas entidades e até a conduta pessoal do presidente do sindicato. Tanto pode haver o arquivamento do inquérito como a responsabilização dos envolvidos nos aspectos trabalhista, cível e fiscal, explica o procurador José Fernando Ruiz Maturana.

    • Publicações1259
    • Seguidores43
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações154
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-faz-busca-e-apreensao-de-documentos-no-sinsaude-de-ribeirao-preto/3021304

    Informações relacionadas

    MPT consegue na justiça mandado de busca e apreensão contra empresa

    Supremo Tribunal Federal
    Notíciashá 13 anos

    Supremo decide conflito de atribuição relativo a investigações sobre verbas da educação

    Flavio Meirelles Medeiros, Advogado
    Artigoshá 4 anos

    Artigo 367º CPP – Revelia.

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)