Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT pede anulação de avaliação psicológica em concurso público da prefeitura de Sorocaba

    Campinas (SP) - O Ministério Público do Trabalho ajuizou ação civil pública (ACP) com pedido cautelar contra o Município de Sorocaba, pedindo a anulação da segunda etapa do concurso público que previa vagas para o cargo de inspetor de alunos e auxiliar de educação da prefeitura. Os candidatos foram submetidos à avaliação psicológica, prática considerada irregular pela Procuradoria, na medida em que visa eliminar aqueles que não apresentam características compatíveis com o perfil psicológico estabelecido para o exercício do cargo.

    Segundo o artigo 37, II, da Constituição da República, o acesso a cargo ou emprego público está condicionado à realização de provas e títulos, não podendo os testes psicológicos ter cunho eliminatório, mas apenas serem exigidos nos exames admissionais. Na prova objetiva, foram habilitados 835 candidatos para o cargo de inspetor de alunos e 1.825 candidatos para o cargo de auxiliar de educação. Após a realização da avaliação psicológica, apenas 123 e 411 pessoas foram habilitadas nos respectivos cargos. Os números apontam desqualificação de quase 80% dos candidatos habilitados na prova objetiva.

    Desta forma, o procurador Bruno Augusto Ament, responsável pelo caso, entende que a prefeitura de Sorocaba afrontou a legislação vigente, assim como as normas e princípios consagrados na Carta da Republica. Na ACP, o procurador pede, em caráter liminar, que o Município se abstenha de nomear qualquer candidato habilitado para os cargos em que foram realizados testes psicológicos até o julgamento do mérito da ação, sob pena de multa diária de R$ 50 mil por candidato nomeado.

    Além disso, a ação pede que o Município anule a avaliação psicológica realizada nos candidatos habilitados, bem como suspender esta prática no concurso público n. 18/2011 e nos futuros concursos lançados pela Prefeitura, a fim de não aplica-la como etapa de caráter eliminatório, em cargos que não colocam em risco a sociedade ou a vida, e também para não utilizá-la para exigir um perfil profissiográfico, como já previsto no artigo 14, , do Decreto n. 6944/2009: É vedada a realização de exame psicotécnico em concurso público para aferição de perfil profissiográfico, avaliação vocacional ou avaliação de quociente de inteligência.

    A ação foi protocolada na Justiça do Trabalho de Sorocaba no último dia 3 de julho, e o MPT aguarda o julgamento dos pedidos cautelares.

    • Publicações1259
    • Seguidores43
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações579
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-pede-anulacao-de-avaliacao-psicologica-em-concurso-publico-da-prefeitura-de-sorocaba/3174462

    Informações relacionadas

    Petição - TJSP - Ação Concurso Público / Edital - Cumprimento de Sentença contra a Fazenda Pública - contra Prefeitura Municipal de Sorocaba

    Carta Forense
    Notíciashá 11 anos

    Exame médico admissional tem caráter eliminatório em concurso público

    Golpe transforma concursos públicos em cabides de emprego

    Sadi Nunes da Rosa, Advogado
    Notíciashá 7 anos

    TJ/PR confirma anulação de avaliação psicológica em concurso de Prefeitura para professor

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)