Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Unimed Campinas assina acordo para regularizar ambiente de trabalho de manobristas

    Em audiência realizada no Ministério Público do Trabalho (MPT), a Unimed Campinas - Cooperativa de Trabalho Médico, assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pela procuradora Cláudia Marques de Oliveira, para regularizar o local de trabalho de manobristas na sede da empresa, no bairro Guanabara.

    Uma denúncia enviada ao MPT em abril deste ano relatou a falta de condições mínimas de trabalho nos locais de estacionamento, com ausência de banheiros, guarita e bebedouro. Os trabalhadores tinham que caminhar cerca de 170 metros para utilizar o sanitário do prédio vizinho, onde fica localizado o atendimento domiciliar da Unimed.

    Após fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), os manobristas registrados pela empresa foram demitidos. A atividade, então, passou a ser executada por terceirizada, sob as mesmas condições de trabalho. O meio ambiente de trabalho é indivisível. Desta maneira, as normas que atendem aos trabalhadores contratados diretamente também devem abranger empregados de prestadoras de serviço, observa a procuradora.

    Com cinco cláusulas, o TAC prevê a disponibilização de lavatórios, bebedouros e sanitários, além da instalação de extintores de incêndio e a obrigatoriedade da emissão de ordem de serviço sobre segurança e medicina do trabalho, a ser apresentada à fiscalização quando requisitada.

    A Unimed alega não ser possível realizar uma reforma no estacionamento por não ser proprietária do local. A procuradora determinou o prazo de 10 dias para a apresentação de justificativa sobre a dispensa dos manobristas contratados diretamente. Os auditores foram oficiados para verificar a veracidade das informações apresentadas pela Unimed em audiência.

    O descumprimento do acordo implicará multa de R$ 2 mil reais por trabalhador encontrado em situação irregular e por item infringido. O valor será destinado ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

    • Publicações1259
    • Seguidores43
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações81
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/unimed-campinas-assina-acordo-para-regularizar-ambiente-de-trabalho-de-manobristas/2496513

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)